Seu hóspede sempre volta? Dicas para não sair da memória do seu cliente

Por Thiago D'Alvia em 31/01/2020
Seu hóspede sempre volta? Dicas para não sair da memória do seu cliente

Há mais de dez anos, o mesmo grupo de amigas se reúne próximo à mesma data para festejar a amizade tão duradoura.

O sorriso no rosto de cada uma permanece o mesmo desde que se conheceram. O olhar então...

Impossível dizer que não se conhecem. Basta prestar atenção no fato de como observam umas às outras.

Hora de fazer as malas, acertarem os detalhes por meio de mensagens no celular e partirem rumo ao litoral.

Aqui, milhares de contadores de histórias como esta inventariam um clímax perfeito para, enfim, dar mais calor e inquietude à história desta amizade tão ferrenha.

Mas não precisa.

Há dez anos, as sete amigas se reúnem e partem para o mesmo destino.

Para a mesma casa rústica.

Na mesma praia isolada do caos e da tecnologia.

Para os braços de receptividade do mesmo proprietário.

Loucura, né?

Uns vão dizer que é um mero ritual de companheirismo.

Outros vão dizer que é falta de criatividade na escolha da viagem.

Eu diria que estas mulheres foram conquistadas desde o check-in até o check-out da primeira vez em que estiveram naquele lugar.

Mas como?

Veja abaixo algumas dicas de encantamento de hóspedes e aumente suas chances de fidelização de clientela para seu imóvel de temporada!

 

1. Atendimento de qualidade não quer dizer única e exclusivamente realizar o básico que todo mundo já o faz.

Ou seja, limpeza, manutenção do local, bom estado de conservação dos itens, disponibilidade de utensílios e agendamento de entrada e saída corretos fazem parte do trivial.

Logo no início, você deve gerar respeito e confiança.

Você deve pensar fora da caixinha!

 

2. Tenha empatia por alguém que está visitando o local (geralmente) pela primeira vez.

De que forma? Antes mesmo de o cliente seguir rumo ao seu imóvel, envie por e-mail uma lista de serviços básicos disponíveis na região. Farmácias, hospitais, restaurantes indicados (mesmo que seja o seu próprio!), supermercados, pontos de ônibus, estações de transporte público.

Vai acontecer alguma festa típica da região? Coloque no seu material também!

Além disso, forneça um mapa que oriente a chegada do seu cliente ao local desejado – seu imóvel.

 

3. No contato prévio ao check-in, tente descobrir por meio de perguntas simples qual o perfil do seu hóspede e, mesmo tendo em mãos o mesmo imóvel de sempre, personalize ofertas extras de vantagens conforme as características de seu hóspede.

Por exemplo, caso este seja um empresário, não haverá vantagem alguma (provavelmente) em citar a existência de jogos de tabuleiro e utensílios domésticos no imóvel. Porém, fornecer a senha da internet de fibra óptica, wi-fi e uma lista personalizada de serviços de táxi de sua confiança podem fazer com que o cliente volte mais vezes. Pensar desta forma personalizada também serve para outros perfis.

 

4. Mantenha um canal de atendimento também durante a locação.

Problemas existem e estão ali para serem resolvidos. Caso seja impossível, que sejam remediados no menor tempo possível.

A disponibilidade de alguém de sua confiança sempre por perto também pode trazer confiança.

 

5. Deixe um agrado de boas vindas.

Isso vale para chocolates em cima da cama ou até mesmo um kit de higiene personalizado no banheiro.

Um kit de primeiros socorros no banheiro também pode fazer diferença apesar do seu uso não ser tão desejado quanto os de cima.

 

6. Caso seu imóvel forneça serviço de café da manhã, ofereça um horário alternativo para servir esta deliciosa refeição.

Quem viaja, muitas vezes não está afim de tomar café no horário padrão das seis às dez da manhã.

Talvez esticar até meio dia seja uma opção.

 

7. A cereja do bolo: você sabia que muitos clientes preferem se hospedar em hotéis em vez de imóveis particulares por conta das vantagens que os hotéis fornecem em serviços? Corra atrás do prejuízo, faça parcerias locais! Descontos em lanchonetes e bares, voucher diários de academias, disponibilidade de serviço de guia em trilhas, feiras e passeios locais (afinal, você conhece a região!). Complemente as lacunas que faltavam!

 

8. No check-out, não faça despedidas simples e cite o famoso “volte sempre”.

Faça o cliente se sentir especial!

Forneça um cartão de despedida escrito à mão (cuidado com erros de português) ou algum brinde local.

Forneça privacidade ao hóspede quando e se for tratar de valores adicionais na saída e ofereça uma sacola com água e lanches rápidos para levar na viagem de volta.

 

9. Peça que manifestem a avaliação da estadia de forma pública e cite o quão isto é importante na manutenção do seu trabalho. Certamente, deverão escrever no site em que encontraram seu imóvel anunciado (www.tripmood.com.br).

 

10. Formule e envie e-mails bimestrais com ofertas turísticas e eventualmente preços especiais de locação (atenção aos feriados e à baixa temporada).

 

Trate seus hóspedes como gostaria de ser tratado.

Use a criatividade.

Anuncie seu imóvel em www.tripmood.com.br

 

As três regras básicas da felicidade.

 

Até mais!

Comentários

  • Muito interessante a história das amigas e principalmente sensato as dicas para manutenção/retorno dos hóspedes. Vou colocar em prática !!! Obrigado !
    Araújo do Carmo
    09/02/2020
Aguarde..